Comer & Beber, Destaque
Vinho na Vila e Vinhos de Portugal abrem a temporada de festivais da bebida no Rio
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 20 de maio de 2025

É tempo de brindar! As temperaturas caem e a cidade começa a receber eventos de vinhos. Dois grandes festivais acontecem nas próximas semanas: Vinho na Vila e Vinhos de Portugal.
O Vinho na Vila abre a temporada nos dias 24 e 25 de maio, no o Espaço EXC, no Jockey Club da Gávea. Considerado o maior festival dedicado ao vinho brasileiro, o evento se divide em sessões de três horas, em que os visitantes poderão degustar à vontade diversos rótulos nacionais e participar de aulas com especialistas, produtores e chefs.
LEIA TAMBÉM:
- Novo Bar Cortés combina petiscos caprichados, drinks criativos e vinhos em taças
A grande novidade desta edição é o destaque para os vinhos da Serra Fluminense, com forte presença da AVIVA (Associação dos Produtores de Uvas Vitis vinifera da Serra Fluminense). A região, especialmente o município de Areal, vem despontando como um novo polo da vitivinicultura brasileira, graças ao uso da dupla poda, técnica que permite colher uvas no inverno e obter vinhos de maior qualidade. Os visitantes poderão conhecer de perto essa nova safra de rótulos autorais, com identidade fluminense e ousadia técnica.
Vinhos de Portugal: um mergulho na tradição lusitana
Já os dias 6 e 8 de junho, também no Jockey Club Brasileiro, acontece a nova edição do Vinhos de Portugal, maior festival de vinhos portugueses realizado no Brasil. Um dos mais celebrados eventos de vinho do país reúne quase 650 rótulos e cerca de 80 produtores em uma imersão na rica cultura vinícola lusitana, com salão de degustação, provas guiadas, encontros com enólogos renomados e experiências culturais ligadas ao enoturismo.
O salão de degustação oferece ao público a chance de provar à vontade uma ampla seleção de vinhos e conversar diretamente com produtores portugueses. Já as provas exclusivas, com ingressos a partir de R$ 300, apresentam vinhos de regiões clássicas como Douro, Alentejo, Tejo, Dão e Porto, em sessões conduzidas por grandes nomes do setor, como António Maçanita, Paulo Nunes, Jorge Rosas, Celso Pereira, entre outros.
Além das degustações, o festival aposta em ativações criativas como a simulação de neve promovida pelo Centro de Portugal, um selfie point inspirado na pisa da uva, e o espaço da Comissão de Lisboa com cenário instagramável. Há ainda o Happy Hour da Herdade do Peso, com degustações gratuitas e conversa com o enólogo Luís Cabral de Almeida.