Brota: as veganices de Roberta Ciasca na Void Arpoador - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Brota: as veganices de Roberta Ciasca na Void Arpoador

Como ela dá conta, a gente não sabe, mas é contagiante ver o prazer de Roberta Ciasca na cozinha. A frente de três casas na cidade – os restaurantes Miam Miam, Oui Oui e a sanduicheria Petit -, ela acaba de se lançar em uma nova aventura: pilotar os fogões da Void Arpoador e atender os clientes moderninhos e para lá de exigentes que circulam por ali.

Depois de uma longa e bem sucedida parceria com a pizzaria Vezpa, a loja de conveniência vizinha ao TT Burger sentiu a necessidade de preencher um gap no pequeno polo que se formou ali. A cozinha já existia, faltava pensar em como preenche-la. Da amizade de Renata Gebara, a frente da operação das lojas no Rio, com a chef veio a ideia de criar algo novo e moderno, alinhado a pegada da Void. “Inicialmente pensamos num vegano e aquilo me assustou, mas ao montar o cardápio acabei dedicando inconscientemente 90% das receitas a este público”, conta Roberta, que pretende transformar o espaço em um laboratório.

Salve pelo delicioso mac & cheese da chef – na foto em tamanho degustação -, ela serve criações cruelty free para o almoço ou para o happy hour. Entre os petiscos criativos, estão os chips de aipim servidos com pesto de beterraba e o hummus com melancia e cebola frita no pão árabe. O carro chefe, porém, são as Brotinhas, pequenos bolinhos recheados que lembram um acarajé, mas apesar de fritos, são de arroz, e podem ser ou não ser veganos. No caso, com ou sem queijo. São cinco opções de recheio a princípio, como grào de bico com cebola dourado e barbecue e o meu favorito, de creme de wasabi com ervilhas doces e alga, que para minha surpresa, tem base de tofu.
Quando pergunto se seria uma solução para o mac’n’cheese, ela se posiciona imediatamente contra releituras óbvias. “Vou testando as receitas sem compromisso. Se tudo der certo, teremos muitas opções veganas, mas nenhuma que fique atrás de qualquer receita com ingrediente de origem animal”, explica a chef, que ainda serve opções de bowls quentes ou frescos a R$ 20, preparados com os ingredientes do dia, e promete em breve um ‘PF Vegano’. E só de falar nesta ideia, ela já dispara uma série de ideias, incluindo uma salsa de feijão com tomate, com pegada mexicana, o “feijão com arroz” à moda Ciasca. 

Todo o cardápio é tão interessante que ao pedir a sobremesa doçura vegana, ela logo me perguntou: “mas não vai nem querer saber o que é?”. Balancei a cabeça que não, e ela novamente surpreendeu: bananinhas fritas na farinha de arroz com leite de coco. De comer rezando e repetir. Novos ares no Arpoador, sorte a nossa! (por MARIANA BROITMAN)

BROTA
Galeria River: R. Francisco Otaviano, 67, Arpoador
Tel.: (21) 3269-8736
Todos os dias das 10h às 22h

 VEJA TAMBÉM: ORGANIC FOOD FESTIVAL INSPIRA CARDÁPIOS EM 10 RESTAURANTES CARIOCAS

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar – e descomplicar – o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *