Comer & Beber, Destaque
50 Best anuncia o ranking da América Latina com restaurante carioca no topo do Brasil
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 27 de novembro de 2024
É do Rio o melhor restaurante do Brasil de acordo com o Latin America's 50 Best, premiação anual que lista os 50 melhores restaurante da América Latina. O Lasai, comandado por Rafa Costa e Silva, ficou em 7º lugar no ranking. Pelo segundo ano consecutivo, a premiação aconteceu no Rio de Janeiro, dessa vez no Museu Histórico Nacional, no Centro. A lista contou com nove brasileiros, sendo Oteque o outro carioca entre os 50 mais, em 21º.
O topo mais alto da lista ficou com Don Julio, famosa casa de carnes de Palermo, em Buenos Aires. Aliás, a capital argentina mantém a sua posição de potência culinária na região, com oito restaurantes no ranking, seguida por Lima e São Paulo, com sete estabelecimentos cada. A lista representa o resultado dos votos de 300 jurados, entre jornalistas gastronômicos, gourmands e outros especialistas do setor. O ranking atual celebra no total 22 regiões da América Latina, entre elas, seis estreantes.
Outro destaque fica com o Trescha, que apareceu pela primeira vez na lista e recebeu o Highest New Entry Award, em 33º. O restaurante, que conta com uma estrela MIchelin, é um dos mais exclusivos de Buenos Aires, com apenas 10 lugares, e serve um menu experimental em 14 tempos e um terraço para coquetéis.
LEIA TAMBÉM:
- Dois restaurantes cariocas figuram na lista estendida do Latin America’s 50 Best
Entre as novidades do Brasil, o Kotori figura pela primeira vez na lista, em 50º; e o Tuju reaparece pela primeira vez após participar da lista 51-100 em 2021, ambos de São Paulo. O Tuju fechou em 2020 e voltou repaginado em 2023, sendo também laureado com duas estrelas Michelin.
Outros sete prêmios foram distribuídos na cerimônia. O chef e restaurateur colombiano Harry Sasson, um dos pioneiros da nova cena gastronômica de Bogotá, é reconhecido com o Woodford Reserve Icon Award por suas contribuições para a região; o Latin America's Best Pastry Chef Award ficou com Camila Fiol, nome por trás da confeitaria chilena Fiol Dulcería; a enóloga colombiana Laura Hernández Espinosa recebe o Beronia Latin America's Best Sommelier Award por suas descobertas e seus estudos sobre as bebidas originárias de comunidades indígenas.
Entenda como acontece a votação:
Ao todo, são 300 especialistas entre jornalistas, críticos, chefs, restaurateurs e gourmets experientes. Cada votante tem o desafio de selecionar 10 experiências culinárias memoráveis vividas nos últimos 18 meses, sendo que pelo menos quatro dessas escolhas devem contemplar restaurantes fora de seu país de origem. A ideia é garantir diversidade na seleção em refletir a riqueza cultural e a criatividade presentes na gastronomia latino-americana. Para garantir a credibilidade do processo de escolha, a empresa de consultoria Deloitte supervisiona a votação e a seleção dos premiados.
Confira abaixo o ranking completo
1 - Don Julio (Buenos Aires)
2 - Maido ( Lima)
3- El Chato (Bogotá)
4 - Kjolle (Lima)
5 - Boragó (Santiago)
6 - Celele (Cartagena)
7 - Lasai (Rio de Janeiro)
8 - Mérito (Lima)
9 - Quintonil (Cidade do México)
10 - Leo (Bogotá)
11 - Nuema (Quito)
12 - Alcalde (Guadalajara)
13 - Mayta (Lima)
14 - Maito (Panamá)
15 - Casa do Porco ( São Paulo)
16 - Tuju (São Paulo)
17 - Fauna (Valle de Guadalupe)
18 - Gran Dabbang (Buenos Aires)
19 - Rafael (Lima)
20 - Evvai (São Paulo)
21 - Oteque (Rio de Janeiro)
22 - Sublime (Guatemala)
23 - Villa Torel (Ensenada)
24 - Pujol ( Cidade do México)
25 - Sikwa (San José)
26 - Nelita (São Paulo)
27 - Metzi (São Paulo)
28 - Cosme (Lima)
29 - Mishiguene (Buenos Aires)
30 - La Mar (Lima)
31 - El preferido de Palermo (Buenos Aires)
32 - Arca (Tulum)
33 - Trescha (Buenos Aires)
34 - Niño Gordo (Buenos Aires)
35 -Maní (São Paulo)
36 - Huniik ( Mérida)
37 - Julia (Buenos Aires)
38 - Gustu (La Paz)
39 - Mercado 24 (Guatemala)
40 - Cantina del tigre (Cidade do Panamá)
41 - Lo de tere (Punta del Este)
42 - Manuel (Barranquilla)
43 - Máximo Bistrot (Cidade do México)
44 - Cordero (Caracas)
45 - Humo Negro (Bogotá)
46 - Aramburu (Buenos Aires)
47 - Sud 777 (Cidade do México)
48 - Rosetta (Cidade do México)
49 -Mil (Morray)
50 - Kotori (São Paulo)