Comer & Beber, Destaque, Programe-se, Programe-se na Home
7 motivos para ir ao Mondial de la Bière na Marina da Glória
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 6 de dezembro de 2022

A 12ª edição do Mondial de la Bière, principal festival de cervejas artesanais do país, acontece na Marina da Glória entre 7 e 11 de dezembro com uma série de novidades ao mundo cervejeiro. Concorrendo com a Copa e com os diversos eventos de fim de ano, o festival já tem duas datas esgotadas (sexta e sábado) e promete mais atrações e conforto que nas últimas edições. No cardápio, mais de 1.500 rótulos de cervejarias novas e tradicionais dos quatro cantos do país. Confira 7 motivos para você não perder o Mondial de la Bière este ano:
- Lugares bacanas no Rio para torcer pelo Brasil na Copa
- Traçado: conheça o novo ‘gastroteco’ de Copacabana
1. O evento está com mais conforto: a quantidade de banheiros será duas vezes maior do que na última edição e a estrutura foi planejada de forma a facilitar o trânsito de pessoas entre as diferentes áreas do festival.
2. Provar novidades na gastronomia: o Mondial de la Bière ganha chefs renomados para comandar cinco novos restaurantes. O apresentador e chef carioca Pedro Benoliel, embaixador da área de gastronomia do evento, está à frente do Laricas do Benoliel, com opções de hambúrguer clássicos e apimentados com jalapeño. Já o chef paulista vencedor do "Cook Island - Ilha do Sabor", do GNT, Paulo Yoller, também cria receitas de hambúrguer com molhos especiais no Suculentos por Yoller. Para os amantes de frutos do mar, o chef baiano Kaywa Hilton, ex-Mestre do Sabor, dedembarca no Mondial com o Tabuleiro do Kaywa: tacos de camarão, smash de barriga de atum e a burrata especial com guacamole estão entre os pratos montados especialmente para o evento. Já a Lanchonete & COoferece hot dog com queijo jersey, choripan e as pizzas queridinhas de marguerita e peperoni; e o Natural do Mondialabraça o público vegetariano da edição, com porções de falafel com tahine, além dos hambúrgueres de falafel e de quinoa.
3. Conhecer novas cervejarias: entre elas, a Cervejaria Maraú, inspirada nas praias do Sul da Bahia, lança a Algodões Weiss, produzida do malte de trigo. Outra estreante no festival é a novata Armadillo Brewery, de MG, que foi criada em setembro. Suas cervejas são produzidas de forma sustentável, com água potável de cisterna e energia solar renovável e sem conservantes.
4. Tomar rótulos sustentáveis e premiados: a Masterpiece, do RJ, chega ao Mondial de la Bière com 18 torneiras em um estande de 18m², com uma peculiaridade - à exceção da Pilsen, todas as cervejas foram premiadas em concursos nacionais e/ou internacionais. A Masterpiece foi toda planejada para diminuir o impacto ambiental. O projeto possui 84 painéis solares, capazes de atender a toda demanda da fábrica e do Bar da Fábrica. Isso também permite que a área destinada à fabricação das cervejas utilize apenas energia elétrica, sem qualquer emissão de CO² no processo de brasagem.
5. Enaltecer o feminino: saem estereótipos objetificados, entram as musas inspiradoras. A Cervejaria Ouse, comandada pela empresária Nayla Mohamad, faz uma homenagem a três grandes mulheres - uma red ale, em homenagem à Rita Lee; uma cream ale com gengibre, em homenagem à Lélia Gonzalez; e uma cerveja estilo belga para celebrar Valentina Tereshkova, primeira mulher a ser enviada para uma viagem espacial.
6. Curtir os shows: o espaço externo do Mondial de la Bière conta com dois palcos. El Miraculoso Samba Jazz, Pagodelas, DJ Pivete, DJ Saddam, Made in Rock e Vooduo são algumas das atrações confirmadas.
7. Fazer uma "salada de frutas": os rótulos frutados estão em alta. A fruit beer prova que o universo de cervejas artesanais vai muito além de malte e lúpulo e pode ganhar sabor refrescante, além de novas características de coloração, corpo e aroma. Entre os destaques, a Saison Printemps da Cervejaria Dádiva, que traz o damasco como ingrediente especial; a Catharina Sour de jabuticaba da The Doctor Brewery; e a Peba Mango, uma cerveja da Armadillo Brewery com adição de manga durante a fermentação o que confere forte aroma de frutas tropicais
SERVIÇO:
Mondial de la Bière 2022
De 7 e 11 de dezembro
Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Glória, Rio de Janeiro
Ingressos: Link
Preços: A partir de R$ 60
Horário:
Quarta-feira - 16h às 23h
Quinta-feira - 16h às 23h
Sexta-feira - 14h até 0h (Ingressos esgotados)
Sábado - 14h até 0h (Ingressos esgotados)
Domingo - 13h às 22h