Comer & Beber, Estilo, Novas Bossas
A grife dos chefs: cozinha de estilo é o lema da SanChef
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 15 de dezembro de 2016
Abaixo a ditadura do "branquinho básico"! Há 22 anos trabalhando com roupas e acessórios, a estilista Claudia Guerra não tem medo de ousar quando o assunto é moda e cozinha. Quando o Checho Gonzales assumiu o Zaza Bistrô em 2001, foi ela a responsável pela jaqueta preta que arrematava o estilo arrojado e, como ela mesma diz, transadíssimo do chef. "Costumo dizer que foi ele quem lançou o preto como moda na cozinha. Foi tanto que a jaqueta Zimbro está em linha até hoje", conta. A San Chef nasceu ainda em 1994 como uma marca especializada em uniformes para a área de gastronomia da empresa. Quando ainda atenda por San Martin Uniformes, e se dedicava exclusivamente à proposta de criar uniformes para empresas, hotéis, escritórios e alguns restaurantes. Até hoje a linha corporativa está em cartaz, mas há alguns anos, ganhou companhia de linhas dedicadas à estudantes, aos pequenos cozinheiros e até uma linha de aventais confeccionados com material 100% reciclado. "Em 1999 o número de clientes da área de gastronomia começou a aumentar significativamente. Eles buscavam por uniformes profissionais de qualidade, vimos que essa era uma tendência que vinha para ficar, e que havia uma fatia do mercado que não estava sendo atendida. Foi então que criamos a marca, e só com o tempo fomos imprimindo um toque de design e saindo do tradicional, inserindo cores, estampas e modelos diferenciados", lembra Claudia. Desde que começou a abrir exceções em suas linhas clássicas para chefs como Checho Gonzales, viu sua lista de antigos clientes rumarem pelo mesmo caminho. Já vestiu nomes como Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Teresa Corção e Christophe Lidy com seus chapéus e calças estampados e dólmãs confeccionados em tecidos de alta qualidade, com cores e acabamentos especiais. E ela garante: foi o puro e simples boca-a-boca que colocou-a entre os grandes nomes da nossa gastronomia. Apesar de acreditar que o "branquinho" sempre terá o seu lugar, a lista de clientes estrelados SanChef rendeu ainda mais produtos diferentes. "Acredito que tudo está conectado à personalidade de cada profissional, não só as roupas, mas a forma como se trabalha com os alimentos e com os clientes é que identificam a linha de cada um. Os mais clássicos buscam conforto, aliado a aparência impecável, já os mais descolados querem algo que transmita sua personalidade nas roupas, mas não deixando de lado o conforto e a praticidade", explica.