Arte & Cultura, Destaque

Casa Pacheco Leão reabre ao público com exposição sobre o chá

Por Agenda Carioca | Publicado em 20 de novembro de 2024

Um dos prédios mais emblemáticos do Jardim Botânico, a Casa Pacheco Leão, reabre ao público nesta quinta-feira, 21. Restaurada, a casa vai abrigar uma série de atividades culturais, começando pela exposição “Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição”, que conta, de maneira imersiva e multissensorial, toda a história da bebida milenar.

A programação inclui apresentações musicais, palestras e workshops, e terá entrada gratuita. O objetivo é que o público faça uma imersão sobre a rica tapeçaria cultural do chá, explorando suas origens, sua jornada global e seu papel na construção de conexões entre diferentes culturas, especialmente entre Brasil e China.

LEIA TAMBÉM:
- Novembro Azul ganha casas de cultura e restaurante

O Jardim Botânico do Rio faz parte dessa história, por ser o primeiro lugar no Brasil onde foi introduzido o cultivo da planta do chá (Camellia sinensis (L.) Kuntze), por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para esse trabalho, no início do século XIX. O militar naturalista João Gomes da Silveira Mendonça estava à frente do Jardim Botânico entre 1809 e 1823, quando os chineses chegaram ao Brasil e iniciaram o cultivo. Seu sucessor Frei Leandro do Sacramento foi pioneiro no estudo e publicação sobre a cultura do chá no país.

Fechada há cerca de oito anos, a casa, onde residiu o médico Antônio Pacheco Leão, diretor do Jardim Botânico de 1915 a 1931, passou por obras de manutenção e restauração durante seis meses. Com dois andares, dez salas, quatro banheiros e copa, o imóvel, em estilo eclético, teve as cores originais de suas paredes retomadas em várias tonalidades, assim como as janelas, portas externas e guarda-corpos azuis e as esquadrias internas verdes.

Outras relíquias recuperadas são as pinturas artísticas nas paredes, a escada e o piso original. O imóvel recebeu ainda um elevador e banheiros com acessibilidade.

A Casa terá entrada gratuita, e funcionará de quinta a terça-feira, das 10h às 17h. Os ingresso poderão ser retirados pelo seite jbrj.eleventickets.com.

veja também

by mg studio