Casa Ueda: um pedacinho do Japão no Rio com o melhor da gastronomia tradicional - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Casa Ueda Eric Ueda omakase

Casa Ueda: um pedacinho do Japão no Rio com o melhor da gastronomia tradicional

Neste sábado, dia 18, é celebrado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. E uma ótima desculpa para conhecer a Casa Ueda, no Recreio, restaurante que traz a culinária japonesa tradicional. Nada de salmão trufado, raspas de limão siciliano, cream cheese. Ali, sob comando de Eric Ueda, é japa raiz.

Filho de Toshihiko “Jacky” Ueda, antológico sushiman e chef do balcão de grelhados do Azumi, Eric teve em casa, e também nos anos morando no Japão, o aprendizado que precisava para seguir carreira solo com seu primeiro restaurante. A Casa Ueda começou como delivery em 2020 e o restaurante surgiu no segundo semestre de 2021.

No cardápio à la carte, iguarias nem tão fáceis de achar, como uma seleção de diferentes peixes brancos (piraúna, olho de boi e peixe-serra foram três que provamos em nossa visita) e muitos pratos quentes, como as gyozas com massa feita no local que extrapola a perfeição; yakitoris (espetinhos) de carnes e vegetais variados; e lamens. Além dos grelhados preparados com o método Robatayaki em uma autêntica Rinnai, “churrasqueira” japonesa que atinge até 900ºC para um cozimento rápido sem perder a água do alimento. “É a única do Rio”, conta o chef, confessando em seguida que o sobrenome Ueda pesou ao conseguir trazer o grill para o restaurante. “Esses modelos quando chegam ao Brasil são todos destinados aos restaurantes de São Paulo”, explica.

Rinnai cavaquinha casa ueda
Cavaquinhas grelhadas à perfeição na Rinnai

Se o menu à la carte já enche os olhos, nada como um mergulho na cultura japonesa no Omakase no balcão interno. São apenas seis lugares de frente para o chef, que vai criando os pratos na hora de acordo com o gosto de cada comensal. Ou seja: a cada noite, uma experiência completamente diferente, que depende da sazonalidade dos produtos — muitos provenientes do sítio em Itaboraí de Ueda — , do gosto e da fome de cada um. Tudo decidido ali, com base em conversas.

Alguns dos pratos que provamos foram o tirashi com três peixes, yakitori de sobrecoxa, barriga de porco com mostarda japonesa, robata de cavaquinha com pupunha e Chawanmushi, uma espécie de flan de ovos salgados.  O número de pratos também é ilimitado (em nossa visita, foram 11 etapas), assim como o preço da experiência, que custa a partir de R$ 250.

Casa Ueda
Av. Genaro de Carvalho Nº40 | Loja A – Recreio dos Bandeirantes
Telefone: (21) 96633-4907
Terça a sexta de 18h às 23h | Sábado de 18h à 00h | Domingo de 18h às 23h
Site:  www.casaueda.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *