Arte & Cultura, Destaque
Conheça a história da livraria Argumento, que comemora 45 anos
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 30 de julho de 2024
São décadas de sucesso, noites de autógrafos, clientes famosos e até aparições em novelas. Com uma história que começou como ponto de encontro de jornalistas, estudantes, professores e grandes intelectuais em um país ainda tomado pela censura dos anos de chumbo, a livraria Argumento, no Leblon, completa 45 anos de idade olhando para o futuro.
LEIA TAMBÉM:
- “Diálogos do Ócio”, de Bosco Martins, revela Manoel de Barros que ninguém conheceu
Na quarta-feira, 7 de agosto, a livraria abre as portas para celebrar o aniversário e quer inovar. "Quero colocar música para tocar e meu sonho é ver todos dançando em meio aos livros", diz Marcus Gasparian, um dos atuais sócios. Sua mãe, Dalva, fundou a Argumento em um outro ponto na R. Dias Ferreira em 1979, um ano em que nasceram três livrarias que viraram referência na cidade: a Timbre, fundada por Kiki Machado; e a Malasartes, da escritora Ana Maria Machado e Yaci Moraes, com suas filhas Renata e Claudia, completam a trinca.
Quatro décadas e meia depois, o maior obstáculo das livrarias físicas é a concorrência do varejo online. A Timbre não sobreviveu à pandemia, fechando em 2021. E a Malasartes, responsável por fomentar a paixão pela leitura em diferentes gerações de crianças, se despede agora, em 31 de julho. "Desde a nossa abertura, cada página virada e cada história vivida tornaram este lugar especial", diz o texto publicado nas redes sociais.
Para a Argumento, fica o desafio dos novos tempos e a responsabilidade de representar toda uma geração das mais tradicionais livrarias da cidade. "Temos trunfos que os sites não têm: a qualidade dos livreiros, que viram consultores e até amigos de clientes; e algo que só as livrarias físicas conseguem — a surpresa. É você entrar para buscar um livro e sair com outros três", diz Marcus Gasparian.
O livreiro Miguel, interpretado por Tony Ramos, foi inspirado em Manoel Carlos, frequentador assíduo da Argumento. Miguel cuidava da Dom Casmurro, que usou a livraria do Leblon como cenário. (Foto: TV Globo)
Mais do que uma livraria, a Argumento hoje se tornou um polo cultural com cursos, clube de leitura, um novo deck na varanda, música boa e o charmoso Café Severino, que conquistou personalidades como Manoel Carlos, que tinha até mesa cativa. Frequentador assíduo, o autor se inspirou nela ao criar o personagem Miguel, interpretado por Tony Ramos, em "Laços de Família". Por exigência do Manoel Carlos, a novela foi filmada na livraria, que voltou a ser cenário de suas histórias em "Páginas da Vida'.
📍 Livraria Argumento: R. Dias Ferreira 417 - Leblon