Arte & Cultura, Destaque
Das clássicas às novidades: quais são as pistas dedicadas ao público 40+
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 5 de abril de 2024
Boates aos borbotões e festas temáticas para todos os gostos e estilos musicais. A diversão de outrora consistia em varar a noite dançando. Os anos 1980, 1990 e 2000 deixaram saudades em uma turma que viveu a juventude em pistas de dança até o amanhecer - e às vezes bem depois dele, com os afters. A variedade de estilos musicais também chamava a atenção. Rock, axé, pagode, house, funk, techno, pop…tinha espaço para todos. E por onde anda essa galera hoje? Cansou? Nada disso. Por isso, o número de festas dedicadas aos mais velhos vem aumentando. Das clássicas Modinha e Bailinho, às novidades, como You Must Dance! e Kikando, as festas provam que hits não envelhecem nunca.
LEIA TAMBÉM:
- Arnaldo Brandão, Evandro Mesquita, Paulinho Moska e mais: os shows de abril do Blue Note Rio
A primeira festa a apostar nessa "etiqueta" +35 foi a Modinha. Criada pelos DJs João Rodrigo e Chu e pela hoje chef Izabel Alvares, a festa nômade surgiu em 2010 com o que o trio gostava de ouvir. Na época, já trazia muitos hits do início dos anos 2000 e 1990, misturados ao som do momento. Após um hiato de alguns anos, João Rodrigo reparou, durante lives na pandemia, que as pessoas com mais de 40 anos eram as que mais interagiam e sentiam faltar de um lugar pra dançar. "Era uma galera que curtia a Modinha em seu começo e que sentia falta de um espaço que não fosse voltado para o público com menos de 30 anos. Para o pessoal com mais de 40, existiam apenas alguns lugares dedicados ao rock ou rodas de samba, que hoje já foram invadidas pelo público mais jovem. Mas faltava uma festa pop em que pudesse ouvir Claudinho & Buchecha, Banda Eva, misturado a um pouco de rock", destaca João Rodrigo.
A última edição da Modinha trouxe uma novidade, uma pista de pagode anos 1990. O sucesso foi tanto que virou festa. A Pa90de terá sua primeira edição no dia 14/04 no Terraço do hotel Prodigy Santos Dumont, em um horário propício para curtir o pôr do sol: a partir das 16h. Ingressos à venda na Sympla.
Além da música, o que precisa uma festa para pessoas mais maduras? "Um lugar sem fila, com lugar pra sentar, opções gastronômicas e sem a necessidade de efeitos pirotécnicos", completa.
Tiago Freire, organizador e DJ da Prelude, concorda. "Precisamos oferecer mais lugares para sentar, espaço e qualidade nos serviços de bar". Inaugurada no fim dos anos 1990, a boate Prelude fez sucesso na Lagoa por mais de uma década. "Boates como existiam antigamente estão fora de moda no mundo inteiro. Rooftop, beach clubs e opções ao ar livre assumiram esse lugar. Mas um pouco de nostalgia não faz mal a ninguém". Não faz mesmo. Tanto que Tiago se reuniu com o promoter Fred Weismann e trouxe de volta a marca Prelude em um novo formato, como festa nômade, que não tem um local fixo. "A essência do nosso público é formada pelos frequentadores da época e amizades que se formaram ao longo dos anos".
Após uma edição comemorativa no espaço ExC, a Prelude seguiu se destacando em datas comemorativas com um arraiá e um especial de fim de ano. "A festa deve funcionar como um reunião de amigos e a época de Natal, por exemplo, atende bem a esse propósito, quando todos que não moram mais no Rio voltam para visitar parentes". Caracterizada pelo estilo eclético, o repertório passeia pelo house, música brasileira e hits do pop. "É música para cantar junto, Madonna nunca pode faltar, mas também cabe Frank Sinatra e Evidências. Um exemplo legal é "Murder on the dance floor", da Sophie Ellis Bextor, que voltou com tudo esse ano por conta da trilha do filme 'Saltburn'".
E não só de saudosismo vive a noite do Rio. Entre as novidades, a You Must Dance! surgiu a partir de uma festa de aniversário da jornalista Renata Araújo, que agora ganha uma edição de portas abertas para os seguidores de seu site e perfil no Instagram @youmustgoblog. "A ideia surgiu na minha reunião com o DJ Thiago Mourão para meu aniversário. Queríamos que tocassem tantas músicas que nos demos conta que não caberiam em uma só noite. A pista bombou e inúmeros convidados elogiaram o repertório e perguntaram quem era o DJ. Paralelo a isso, a frustação de ter poucas opções para maiores de 40 anos irem dançar com os amigos e também uma chance de reunir meus seguidores, que acompanham a minha vida e têm vontade de me conhecer pessoalmente", conta Renata.
A primeira edição da festa You Must Dance! vai acontecer no dia 20/4, no Vista Bar, rooftop do restaurante Maguje, no Jardim Botãnico. No repertório, variações que vão de Daft Punk a Clara Nunes, passando por Bruno Mars, Baiana System, Billy Idol e Jackson do Pandeiro. Os ingressos já estão à venda e leitores da Agenda Carioca têm desconto! Basta aplicar o cupom AGENDACARIOCA no link da Sympla.
Outra novidade para o público 40+ é a festa Kikando, criada pela jornalista Kika Gama Lobo e pelo DJ Marcos Mamede, ambos com mais de 50 anos. A ideia surgiu de um post da DJ sueca Madeleine "Gloria" Mänsson, de 79 anos, que viralizou entre o público sênior. "Eu amo dançar. Faço aulas no Espaço Vibre para não enlouquecer do peso do dia a dia e dos efeitos nocivos da menopausa", revela Kika Gama Lobo, que hoje possui um perfil no Instagram dedicado ao público maduro e é autora do livro "Kikando na Maturidade". A festa, já com ingressos esgotados, deve ter uma nova edição no segundo semestre.
As opções para o público nostálgico não param por aí. Esta semana, a festa DUO, que fez sucesso na boate 00, que ficava na Gávea, aporta para uma temporada no Alba. Todos os domingos, a festa toma conta da pista do casarão em Botafogo, que mescla restaurante e lounge, sempre a partir das 17h. Com mais de 10 anos de história, o agito que marcou toda uma geração promete colocar todo mundo para dançar até as 2h com hits atuais e que marcaram época. A entrada até as 19h é gratuita; das 19h às 21h custa R$ 20 e a partir das 21h, R$ 40.
O espaço para algumas dessas festas não é mera coincidência. O Vista Bar oferece o conforto e qualidade que o público maduro não abre mão, podendo até fazer um programa casado com o restaurante Maguje e esticar na festa. "Abraçamos uma variedade de eventos que contemplam diferentes faixas etárias, inclusive festas para 40+. Reconhecemos a carência desse público em encontrar espaços como o nosso, e estamos aqui para preencher essa lacuna, proporcionando momentos especiais e diversão para todos.", diz Harisson, sócio do Maguje e Vista Bar. Por lá. além das festas You Must Dance! e Kikando, que acontecerão em abril, o espaço também é casa da "Salve, Simpatia", festa dedicada à música brasileira de todos os ritmos e estilos; e "Terapia", comandada pelo DJ Janot, que traz uma combinação de música brasileira e estrangeira para matar a saudade dos tempos da Casa da Matriz e Cabaret Kalesa.