Duas receitas juninas e vinhos para harmonizar - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

bolo de milho receitas juninas

Duas receitas juninas e vinhos para harmonizar

Vinho e quitutes de festa junina combinam? O sommelier e consultor do supermercado Zona Sul, Dionísio Chaves, garante que sim, e não apenas com os vinhos de sobremesa. Para provar que nem só de quentão se faz um arraiá, pedimos duas receitas clássicas para a chef Malu Mello – bolo de milho e bolo de cenoura com chocolate – que foram devidamente harmonizadas com rótulos que surpreendem. Confira abaixo:

Bolo de Milho

  • Ingredientes

5 Espigas debulhadas ou 1 lata de milho verde
(sem água)
200 ml de leite
3 ovos
150 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
100 ml de óleo de milho ou 120 g de margarina
100 g de queijo parmesão ralado
25 g de fermento em pó
 

  • Passo a Passo

Bata todos os ingredientes, menos a farinha e o fermento no liquidificador. Transfira para um Bowl e acrescente a farinha peneirada junto com o fermento. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada de açúcar cristal. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 50 minutos, ou até que esteja assado (para saber, espete um palito, se ele sair limpo, o bolo está pronto).  Dica: Coloque primeiro os ingredientes líquidos no liquidificador para facilitar na hora de bater.

Vinho para harmonizar: 

Hound Hill Merlot: os aromas terrosos, ligeiro tostado, corpo médio, taninos aveludados são uma combinação perfeita para esse bolo. Além disso, devemos levar em consideração a harmonização devido ao clima de inverno.

LEIA TAMBÉM:

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

  • Ingredientes

Massa:

100 ml de óleo(soja)
150 ml de leite integral
3 cenouras médias raladas(200 g)
4 ovos
200 gde açúcar
400 gde farinha de trigo
1¹/²colher (sopa) de fermento químico em pó(25g)

Cobertura:

1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar1 xícara (chá) de leite

  • Passo a Passo:

Massa

Em um liquidificador, adicione a cenoura, o leite, os ovos e o óleo, depois bata a mistura. Acrescente o açúcar a esta mistura e bata novamente por 3 minutos. Transfira para um bowl. No bowl, adicione a farinha de   trigo peneirada   aos   poucos   nesse   creme   obtido   no liquidificador e misture até dissolvê-la completamente. Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher. Acomode a massa em forma untada com manteiga e açúcar cristal. Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 a 45 minutos.

Cobertura

Despeje em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó, o açúcar e o leite, depois misture. Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeje a calda por cima do bolo.

Vinho para harmonizar: 

Argento Malbec Reserva: as notas de frutas do bosque, notas tostadas, cacau, baunilha e especiarias, com sua boa estrutura, taninos macios e sua profundidade de boca fazem esse belo casamento, principalmente pelo chocolate no bolo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *