Arte & Cultura, Programe-se
DW! Rio 2026: Semana de Design chega ao CasaShopping
Por Simone Saltiel | Publicado em 10 de agosto de 2026
O mar está na paisagem, no jeito de viver e, claro, na criatividade do carioca. É justamente essa relação que inspira a terceira edição da DW! Rio – Semana de Design, que acontece de 11 a 16 de agosto, no CasaShopping, na Barra da Tijuca. Com o tema “Morar, no Mar”, o evento propõe uma viagem por tudo o que o litoral desperta na arquitetura, no design, na arte e nos novos modos de ocupar a cidade.
Durante seis dias, o público poderá conferir mais de 120 atividades gratuitas, entre lançamentos de móveis e peças de design, exposições, instalações, palestras, visitas guiadas, encontros com profissionais e experiências sensoriais. A programação também coloca em pauta sustentabilidade, inovação, comportamento e economia criativa.
LEIA TAMBÉM:
Yana Purger apresenta “Matéria Expansiva”, com obras que dão nova vida a resíduos de couro
Entre os destaques está a Feira na Rosenbaum, que reúne cerca de 60 expositores, e a mostra “Cada Lugar Tem Seu Mar”, na Onda Carioca. A exposição apresenta 28 peças de artistas de diferentes regiões do Brasil, que partiram de uma pergunta simples, mas cheia de possibilidades: “Qual é o mar do lugar de onde você vem?”
Para quem gosta de surfe, a programação ganha um capítulo especial com uma homenagem aos 60 anos de trajetória de Rico de Souza, pioneiro do surfe brasileiro, shaper e designer de pranchas. A exposição inédita reúne parte do acervo do Museu do Surfe e aproxima esporte, design e arte, com fotografias e obras de galerias cariocas.
A agenda DW! Talks também promete movimentar o evento com debates sobre arquitetura, design, sustentabilidade, inovação, comportamento e as transformações na maneira de morar e viver. E não são apenas as exposições que entram no clima. Os próprios lojistas do CasaShopping aproveitam a semana para apresentar novidades e lançamentos.
Na Artefacto, o público poderá conhecer peças inéditas do Estúdio Sérgio Matos, como as poltronas Eiru, Iandara e Aruá e os balanços Mutuca e Itacuru, além de ambientes assinados por nomes da arquitetura.
Na Way Design, uma grande instalação apresenta a coleção da Mula Preta, com direito a lançamentos como as mesas Nard, que reúne gamão de um lado e carteado do outro, e Cambito, inspirada no xadrez. Os designers Felipe Bezerra e André Gurgel também participam de visitas guiadas.
A Lumini apresenta a primeira coleção de luminárias em cerâmica assinada por Maneco Quinderé, com peças feitas à mão. Já a Novo Ambiente recebe, no dia 11, às 16h, o lançamento da coleção Cória, da arquiteta e designer de produto Rejane Carvalho Leite, durante um talk mediado por Renata Zapellini.
Na Franccino, o tempo é a inspiração para a nova coleção do designer carioca radicado em Portugal Maurício Marques, com as poltronas Oliva, Areia e Vento. A Tidelli também estreia novidade: a poltrona Jasmine, criada pelos designers italianos Simone Bonanni e Valerio Sommella e que combina tecido e corda bouclê.
Com uma programação que mistura nomes consagrados, novos talentos e diferentes linguagens criativas, a DW! Rio transforma o CasaShopping em um grande ponto de encontro para quem gosta de arquitetura, design e arte — tudo com o Rio e seu inseparável mar como pano de fundo.
Serviço
DW! Rio – Semana de Design 2026
Data: 11 a 16 de agosto de 2026
Local: CasaShopping | Av. Ayrton Senna, 2.150 - Barra da Tijuca
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 14h às 20h
Entrada gratuita
Programação completa no site oficial da DW!