Arte & Cultura
Exposição ‘Rio de Corpo e Alma’ celebra os 460 anos da cidade
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 14 de janeiro de 2025

A partir de 19 de janeiro, o Museu Histórico da Cidade, na Gávea, apresenta a exposição "Rio de Corpo e Alma", que reúne obras de 10 artistas contemporâneos em homenagem aos 460 anos do Rio de Janeiro.
Sob curadoria de Isabel Portella, os artistas foram convidados a criar peças inspiradas no acervo do museu, promovendo um diálogo entre o passado e o presente da cidade. As obras incluem esculturas, fotografias, pinturas, instalações e performances que refletem a história, a cultura e as transformações do Rio.
LEIA TAMBÉM:
- ‘Rock in Rio 40 Anos – O Musical’ celebra o maior festival de música do mundo
Essa é a primeira vez que o Museu abriga uma exposição contemporânea que dialoga com seu acervo composto por cerca de 24.000 bens culturais, entre mobiliários, esculturas, pinturas, joalherias, gravuras, fotografias, porcelanas, mapas e projetos paisagísticos e arquitetônicos, entre outros, que conservam um importante registro do desenvolvimento urbanístico, político e social do Rio de Janeiro.
Entre os trabalhos, vale destacar o da artista Julie Brasil, da Guatemala. Moradora do Rio desde a infância (chegou com a família fugindo da guerra em seu país), a artista escolheu fotos antigas de sete paisagens emblemáticas da cidade e criou desenhos em P&B sob a fotografia desses mesmos locais nos dias de hoje. O que todas têm em comum é a presença de alguma montanha, uma marca da paisagem carioca. "Escolhi fotos que traziam na paisagem alguma montanha ou morro porque pensei que seriam pontos de referência que com certeza estariam no mesmo lugar, mesmo depois de tantos anos. Para minha surpresa, descobri um morro de Copacabana que não está mais lá. Ele dividia a praia ao meio e estava localizado onde é hoje a piscina do Copacabana Palace", revela.

Outros destaques são as obras de Andrea Hygino, que trabalha com louças que questionam a relação entre fartura e desigualdade; Rafa Bqueer, que apresenta uma instalação inspirada no carnaval dos Bate-bolas; e Zé Carlos Garcia, que ressignifica o Cristo Redentor em uma escultura de madeira.
Além da exposição, haverá performances, debates com artistas e visitas guiadas para estudantes da rede pública.
(Foto em destaque: obra de Patrizia D’Angelo)
Exposição Rio De Corpo e Alma
Quando: 19 de janeiro a 09 de março, de terça a domingo, das 9h às 16h.
Onde: Museu Histórico da Cidade (Casarão de exposições temporárias) - Parque da Cidade - Estrada St Marinha s/n, Gávea.
Entrada Franca