Comer & Beber, Programe-se
Maria e o Boi e Scuola tem jantares especiais essa semana
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 30 de julho de 2024
O mês de agosto começa com dois jantares especiais. Entre os destaques, o restaurante Maria e o Boi comemora 6 anos na contramão do seu cardápio: saem as carnes, entram os pratos vegetarianos. Roberta Ciasca (Miam Miam e Brota, ambos com o selo Bib Gourmand Michelin, assim como o Maria e o Boi) é a convidada da chef anfitriã Vanessa Rocha. Os vegetarianos serão as estrelas da noite, mas também há opções para os carnívoros.
LEIA TAMBÉM:
- Chef Alessandra Montagne cozinha no Brasil em agosto
O jantar, marcado para às 19h30, começa com um creme de canastra como amuse bouche. Em seguida são oferecidas a casquinha de palmito com vinagrete de brócolis tostados (ou vinagrete de lagostins) e sonho de baria com ragu de tomates e castanha do pará (ou de linguiça brisket). Como principal o cardoncello no tucupi e a polentinha de milho criolo com cenouras em calda de tangerina e queijo de cabra (ou com paleta de cordeiro). Para a sobremesa, um terrine de chocolate com creme inglês de umbu. Menu completo por R$ 178.
Outra noite especial vai acontecer na Scuola, projeto de Elia Schramm que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social para atuarem profissionalmente em bares e restaurantes. O chef do Babbo recebe Guilherme Campos, do Shiso, para uma noite a quatro mãos. Na ocasião, o chef do restaurante japonês do Grand Hyatt traz para a Scuola técnicas de conservação que são utilizadas há séculos na gastronomia japonesa, responsáveis por trazer complexidade de sabores aos preparos. Elia Schramm completa o menu com pratos que refletem o sucesso de suas duas operações, o italiano Babbo Osteria e o asiático Si-Chou.
O menu, de sete etapas, inicia com crudo de peixe do dia com ponzu de banana e óleo de café, criação do anfitrião Elia Schramm. Em seguida, serão servidas as escolhas do chef convidado: nanban zuke, um peixe empanado, conservado em delicado vinagrete japonês, servido frio; warayaki, peixe com pele com tempero refrescante, grelhado na brasa e servido em fatias; maguro no kakuni, atum, gengibre e cebola cozidos, em caldo levemente adocicado; e o mabodofu, um refogado de carne de porco e tofu, acompanhado de bao. Elia finaliza o menu com rigatoni alla vodka & ikura, e pavlova de matchá, chocolate branco e morango. O jantar, que será harmonizado com drinques e saquês, custará R$ 350, com capacidade para 20 pessoas.