Arte & Cultura, Programe-se
Pinceladas delas: Festival Graffiti Queens realiza edição virtual
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 16 de junho de 2020
Depois de atentar o olhar dos apreciadores da arte para os trabalhos de diferentes mulheres artistas da arte urbana ao redor do Brasil, o Festival Graffiti Queens retorna em edição especial por conta da pandemia. Diante do cenário atual de isolamento social, o evento acontece virtualmente entre os dias 19 e 21 de junho de forma simultânea nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, incluindo interessadas que antes não podiam participar presencialmente.

A segunda edição conta com a apresentação de trabalhos de 200 artistas mulheres de dez países da América Latina e cuja relação com a arte vai muito além do grafite. Com a ideia de difundir a presença feminina no âmbito técnico artístico, este ano foram escolhidas também pintoras, ilustradoras, fotógrafas e performers.

O Festival acontece todos os dias a partir das 18h e foi idealizado pela plataforma homônima em parceria com a Aborda Produtora e o Coletivo Projetemos. Criada em 2016, a plataforma Graffiti Queens tem como objetivo principal ampliar as vozes dessas artistas, com enfoque nas que são mães, indígenas, negras e trans, reforçando a importância política e social desta presença, principalmente em um setor ainda tão composto por figuras masculinas. Desde o ano de estreia, o projeto já realizou oficinas, vídeos e rodas de conversas.