Agendinha, Arte & Cultura
Premiada peça de animação, ‘Azul’ retorna para mais uma temporada no CCBB
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 28 de outubro de 2024

O premiado espetáculo "Azul" retorna ao Rio após passar por 16 cidades e encantar mais de 23 mil espectadores. A nova temporada carioca, que aporta no lugar onde tudo começou, no Centro Cultural Banco do Brasil, fica em cartaz de 2 de novembro a 1º de dezembro, aos sábados e domingos, às 16h.
LEIA TAMBÉM:
- Maratoninha do Rio abre inscrições para a Edição Especial de Dia das Crianças
Realizada pela Cia Artesanal, responsável por 18 espetáculos, sendo dez infantojuvenis, a peça é mais uma imersão do grupo no teatro de animação, com uso de bonecos e máscaras executados pelo artista visual Dante. A direção de “Azul” é de Henrique Gonçalves e Gustavo Bicalho, que assina também o texto e dramaturgia ao lado de Andrea Batitucci. O elenco conta com Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno de Oliveira, Carol Gomes, Marise Nogueira e Tatá Oliveira, com narração de Cleiton Rasga.

A história é transmitida através dos olhos de Violeta, uma menina de quatro anos que está ansiosa pela chegada de seu irmãozinho, Azul. O que ela não imagina é que ele acabará ocupando um espaço inesperado na vida da família. Entre os ciúmes e a aceitação de um irmão tão diferente, Violeta descobre que é preciso aprender a lidar com o que a vida propõe para a solução natural dos conflitos. Afinal, o amor entre irmãos é maior do que as diferenças que possam existir entre eles.
Apesar de não lidar diretamente com a questão do TEA (Transtorno do Espectro Autista), a peça aborda o tema através das percepções de Violeta, que tenta não só compreender o universo do irmão, como busca maneiras de interagir com ele.
“Azul representa teatralmente o universo de uma família atípica. É muito bonito ver a grande repercussão da peça com essas famílias, que se viram representadas de forma respeitosa e lúdica. Com certeza, trouxe muita felicidade a uma plateia que se sentiu acolhida pela narrativa.”, conta Gustavo, que também é responsável pela trilha sonora.
"Azul" levou o Prêmio APTR de Melhor Espetáculo Infantil de 2023.
Azul
Teatro III do CCBB (Rua Primeiro de Março, 66)
Espetáculo da Artesanal Cia. de Teatro
2 de novembro a 1º de dezembro
Sábados e domingos às 16h
Classificação indicativa: Livre (recomendado a partir dos 5 anos)
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do CCBB.