Comer & Beber, Destaque
Sabores da Orla consagra Enchendo Linguiça e Praiô; veja todos os vencedores
Por Agenda Carioca | Publicado em 16 de agosto de 2023
A sexta edição do prêmio Sabores da Orla consagrou os pratos do Enchendo Linguiça, de Copacabana, e do Praiô, do Recreio, como os melhores do ano. Com uma mistura de ingredientes inusitados, o joelho de porco do Enchendo Linguiça, versão praiana no bar da Zona Norte, conquistou o prêmio de melhor prato deste ano. A iguaria chega à mesa recheada com gorgonzola e chucrute, e acompanhada de galette de batata com cebola e emulsão de mostarda holandesa em pasta, e mostarda ancienne em grãos.
LEIA TAMBÉM:
- Refettorio Gastromotiva faz 7 anos e lança documentário
- Rio Gastronomia 2023: confira as principais atrações
Em segundo lugar ficou o Sel D’Ipanema, com o seu atum selado semicru em crosta de milho torrado, acompanhado de legumes e pico de gallo. Em terceiro lugar ficou o quiosque Qui Qui, em São Conrado, com uma receita de família adaptada especialmente para o festival, um risoto de lula, camarão e polvo com azeite trufado, acompanhados de feijão verde e queijo coalho.
Já o Praiô venceu o Sabores da Orla pelo segundo ano consecutivo na categoria de melhor aperitivo com sua bruschetta à mediterrânea, que leva duas fatias de pão italiano tostado com abobrinha, camarões grelhados, tomate confit, lascas de parmesão e um toque de mel de tomilho. Na segunda colocação está o Santa Clara, em Copacabana, com dadinhos de costela desfiada e prensada, servidos sobre um creme de batata com alho assado e nós moscada, gratinado no forno e cobertos com molho pesto de agrião refrescante. Na sequência está o Layback Soul Prainha, com o aperitivo de peixe empanado com batata chips.
Os responsáveis pela escolha dos pódios foram os professores e especialistas do SENAC RJ, que atuaram como jurados na fase inicial da premiação. Já na etapa final, o chef carioca João Diamante, embaixador do prêmio, junto com um grupo de convidados, entre eles, influenciadores e entendedores da boa gastronomia, decidiram os grandes vencedores da edição.
Além dos prêmios principais, o maior festival de gastronomia praiana do Brasil contou com a participação popular, que escolheram seus favoritos desta edição pelo site oficial do prêmio. Nesta categoria, os quiosques Santa Clara e Mar de Copa, foram os primeiros colocados na opinião do público, como melhor aperitivo e melhor prato, respectivamente.
Os primeiros colocados, nas categorias prato principal e aperitivo, serão presenteados com R$ 50 mil em prêmios, R$ 25 mil para cada.
As capiroskas também se destacaram no Sabores da Orla este ano. Com cores, misturas e sabores diferentes, as bebidas, que já são uma das queridinhas dos quiosques da Orla Rio, ganharam toques ainda mais criativos para o prêmio. E quem levou a melhor nessa categoria foi o quiosque Enchendo Linguiça, em segundo o Sel D’Ipanema e em terceiro o Mar de Copa.
O maior festival de gastronomia praiana do Brasil contou com a participação de 150 quiosques e serviu mais de 70 mil pratos/petiscos, com reservas esgotadas em vários quiosques, e 50 mil votos populares contabilizados.
“Estamos muito felizes com a repercussão que o prêmio ganhou este ano. A edição de 2023 reforçou a importância do festival para o turismo do Rio de Janeiro, mostrando que a orla carioca é um espaço diverso, democrático e com excelentes opções gastronômicas. E Já estamos pensando na próxima edição, que promete muitas novidades”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.