Arte & Cultura, Destaque, Programe-se
Teatro: confira as principais estreias de agosto
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 6 de agosto de 2024

Comédia, drama e grandes atores em cena. As estreias de agosto nos palcos cariocas trazem, entre outros, destaques como o encontro de Tony Ramos e Denise Fraga, além da aclamada peça "Alma Despejada", com Irene Ravache, enfim no Rio de Janeiro. Confira:
GOSTAVA MAIS DOS PAIS
Uma comédia em que Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho revelam com muito humor as dificuldades de entender os seus lugares no mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que lidam com o peso de serem filhos de dois ícones do riso: Chico Anysio e Lucio Mauro. Além da homenagem aos célebres pais, a peça propõe uma reflexão sobre a tentativa de adequação na era digital, o desafio de se manter relevante na iminência de atingir os 50 anos e a preservação da identidade diante da pressão da herança paterna. O espetáculo tem direção de Débora Lamm, dramaturgia de Aloísio de Abreu e Rosana Ferrão e
cenografia de Daniela Thomas. Teatro Casa Grande (Shopping Leblon). Até 11/08. Ingressos aqui.
LEIA TAMBÉM:
- Conheça a história da livraria Argumento, que comemora 45 anos
O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS
Primeiro encontro nos palcos do ator Tony Ramos e da atriz Denise Fraga, o espetáculo é uma convocação para que cada pessoa saia de sua bolha de isolamento e seja capaz de, genuinamente, se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e compreender suas angústias, mas também suas alegrias, transformações e conquistas. Teatro Casa Grande. De 22 de agosto a 8 de setembro. Quintas, sextas e sábados às 20h; domingos às 18h. Ingressos aqui.
ALMA DESPEJADA
Quase cinco anos após sua estreia em São Paulo, Irene Ravache comemora 80 anos de idade e 60 de carreira apresentando, pela primeira vez no Rio, a peça ganhadora do Prêmio Bibi Ferreira nas categorias roteiro e atriz. Com direção de Elias Andreato, a peça conta, de forma poética e bem-humorada, a história de Teresa que, depois de morta, faz sua última visita à casa em que viveu, relembrando histórias e pessoas marcantes, e sua vida de professora, apaixonada pelas palavras. Em cartaz até outubro. Teatro dos 4 (Shopping da Gávea) Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h. . Ingressos aqui.
A ÚLTIMA ENTREVISTA DE MARÍLIA GABRIELA
Estrelado por Marília Gabriela e Theodoro Cochrane, o espetáculo discute temas como feminismo, conflito de gerações e homofobia abordando a relação entre mãe e filho com uma honestidade brutal. De 9 a 25 de agosto. Teatro I Love Prio. Sextas às 20h; Sábados às 17h e às 20h; Domingos às 19h. Ingressos aqui.
ÂNIMA
O novo texto da escritora e filósofa Lúcia Helena Galvão aborda os pensamentos, a coragem e as lutas de Joana d'Arc, Hipátia de Alexandria, Marguerite Porete, Helena Blavatsky, Harriet Tubman e Simone Weil, e está de volta para curta temporada a partir do dia 8 de agosto. No monólogo, uma tecelã (Beth Zalcman) entrelaça fios em busca da sua ancestralidade feminina, por meio das vozes destas grandes idealistas e pensadoras da humanidade. O espetáculo conta com encenação de Luiz Antônio Rocha que, ao lado de Beth, repete a parceria de sucesso iniciada com o aclamado “Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio”. Quinta, sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea). Ingressos aqui.
NO FRONT
60 minutos de tensão. É isso que promete o espetáculo ao trazer o espectador carioca para dentro da narrativa de civis que são soterrados por uma bomba durante a guerra. Com direção de Daniel Herz e realização da Santaroni Produções, a peça é ambientada em um aniversário infantil, que é interrompido quando o local é atingido por uma bomba. A partir daí, o grupo de cinco personagens é obrigado a lidar com as consequências de um soterramento e o perigo iminente da morte. O elenco conta com os atores: Carol Santaroni, Deborah Sargentelli, Jean Rey, Kaique Bastos e Maria Paula Marini, também responsáveis pela dramaturgia do espetáculo. Teatro Poeira (Rua São João Batista, 104 - Botafogo). Terças e quartas às 20h.
SE ESSA LUA FOSSE MINHA
O premiado musical autoral brasileiro foi o título escolhido para a nova prática de montagem da In Cena Casa de Artes. Com texto de Vitor Rocha e letras originais dele e de Elton Towersey, o espetáculo ganhou direção geral de Menelick de Carvalho, direção musical de André Poyart e preparação vocal de Chiara Santoro. Será apresentado por atores e atrizes da escola, a partir de 17 de agosto. Teatro Fashion Mall. ábados, às 20h, e domingos, às 19h. Nos dias 24,25 e 31/08, também haverá sessão às 16h. Ingressos aqui.
A CENA NÃO MUDA
Em 1974, Maria Bethânia fez um show antológico chamado “A Cena Muda", que abordava temas como que rondavam o Brasil nos anos 1970, em meio à ditadura militar, e trazia músicas de Chico Buarque, Paulinho da Viola e Gonzaguinha. Agora, o show teatral documental, que estreia no dia 14 de agosto, traça um paralelo entre aquele período opressivo e o que não mudou em 50 anos de Brasil. Em cena, as atrizes Valéria Barcellos, Sara Chaves e H I A N E dão voz a histórias de 1974 como a de Ieda Santos Delgado, uma das únicas mulheres negras desaparecidas durante a ditadura militar, e a busca de Eunice, sua mãe, tentando incessantemente encontrar sua filha. Além de acontecimentos recentes, como as vidas de Luana Barbosa dos Reis Santos, Cláudia Silva Ferreira, Ágatha Félix e Kathlen Romeu, mostrando o que não mudou de ontem para hoje. Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro). Quartas e quintas, às 19h. Ingressos aqui.
A.M.I.G.A.S.
Dirigida por Ernesto Piccolo, a peça retrata a amizade de três jovens. Sua cumplicidade e parceria costuram as situações apresentadas e são o ponto de partida para a criação da Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo (A.M.I.G.A.S.) em que elas registram suas experiências vividas. A.M.I.G.A.S. foi montada pela primeira vez há 25 anos, com texto de Duda Ribeiro, falecido em 2016, baseado no livro homônimo de Cláudia Mello, e dirigido por Cristina Pereira. Na época, Ernesto fazia parte do elenco e interpretava todos os papéis masculinos da peça. Julia Iorio, filha de Duda, sempre gostou deste espetáculo e, após um encontro com Ernesto no ano passado, resolveu montar novamente a peça. Julia se juntou a Luiza Lewicki e a Isabel Castello Branco e as três adaptaram o texto para os dias atuais. Para dar conta dos 20 personagens masculinos, convidaram Bernardo Coimbra. Teatro Vannucci (Shopping da Gávea). De 19/8 a 1/10, segundas e terças, às 20h. Ingressos pelo Sympla.