Comer & Beber, Destaque
Zazá Bistrô: restaurante que nasceu de uma lua de mel celebra Bodas de Prata
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 23 de julho de 2024
"Aqui se come sem culpa". A frase estampada na parede do Zazá Bistrô e que inicia o livro comemorativo com a história do restaurante de Ipanema é a filosofia por trás do sucesso da casa que, em 2024, completou 25 anos sem abandonar suas raízes. Tanto que até hoje guarda pratos que faziam sucesso lá no fim dos anos 1990. Entre eles, o curry de frango ao leite de coco com legumes, cogumelos, capim santo limão kafir e gengibre e a paleta de cordeiro com ravioli de batata.
LEIA TAMBÉM:
- Dos clássicos às inovações: onde comer fondue no Rio
Viajante nata, Zazá Piereck sempre gostou de explorar outras culturas sob a perspectiva de seus moradores. A ideia de se sentir mais viajante do que turista, sabe? E nessas aventuras de explorar os cinco sentidos nos quatro cantos do planeta o bistrô foi concebido. Em meio às cores, aromas e sabores da Tailândia, surgiu a ideia de abrir um restaurante dedicado à culinária do Sudoeste Asiático. Casada com Cello Macedo, notório empresário da noite carioca, o casal voltou da lua de mel em Bangkok com a ideia de transportar as sensações dos mercados flutuantes para a realidade latino-americana.
A busca pelo ponto ideal durou um ano e meio e, já grávida de seu primeiro filho, Chico, Zazá tomou a frente de um outro projeto de vida. "Enquanto minha barriga crescia, o restaurante ia tomando forma". O imóvel na R. Prudente de Morais com a R. Joana Angélica ganhou vitrais de demolição, móveis de Tiradentes e luminárias tailandesas.
Mesmo antes de abrir, o novo restaurante recebeu um ilustre visitante. "Estávamos provando as ideias para o menu quando um 'turista' parou em nossa porta. Eu disse que o restaurante ainda estava fechado e ele seguiu seu rumo. Foi quando o nosso então chef, Alex Boss, um holandês mestre na cozinha do Sudoeste Asiático me falou: você sabe quem era? Jean-Paul Gautier". Zazá conta que não pensou duas vezes e saiu (literalmente!) correndo atrás do estilista francês e avisou. "Nós ainda não abrimos, mas estamos fazendo a degustação do menu que estamos pensando em lançar. Você quer jantar com a gente?". Gaultier não só aceitou, como deu seus pitacos nos pratos e seu número de telefone pessoal "para quando eles fossem a Paris". "E você acredita que em uma viagem à França alguns anos depois nós esquecemos de ligar?", conta Zazá, ainda lamentando.
Durante esses 25 anos, a visita de celebridades estrangeiras ao Zazá se tornou corriqueira. O ator Hugh Jackman, que esteve recentemente no país para divulgar "Deapool & Wolverine", já é quase um cliente assíduo. Uma certa vez, chegou a visitar o restaurante três vezes na mesma semana. Em outra ocasião, levou a esposa. No dia em que essa matéria está sendo publicada, Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos EUA, em passagem pelo Brasil para reunião do G20, almoçou no restaurante.
Com tanto sucesso e uma identidade única, era normal que a casa tivesse muitos anos de vida. Mas logo depois, no início dos anos 2000, o Zazá Bistrô quase virou um bar Devassa, empreitada de Cello que estava se espalhando pela cidade. "Foi quando decidi largar meu emprego na multinacional onde trabalhava e me dedicar 100% ao restaurante que, afinal, levava meu nome". O Devassa acabou ocupando um imóvel a um quarteirão dali e, foi nessa época, que Zazá encontrou sua "tampa de panela", como diz. Preta Moysés entrou na sociedade substituindo a parte de seu marido Joca Muller, sócio de Cello.
Com Zazá à frente da cozinha e do marketing e Preta assumindo a área financeira e administrativa, o restaurante superou as dificuldades dos anos seguintes e se readaptou sem abrir mão de sua identidade, servindo uma comida contemporânea com ingredientes orgânicos e preparação saudável, sempre com um toque asiático. "O cardápio tem a mesma filosofia da comida da minha casa: tomamos muito cuidado com cada ingrediente que colocamos nos pratos".
Hoje, o Zazá Bistrô segue firme e forte, e se espalhou por outros pontos da cidade com os "filhotes" Zazá Bistrô Café, com unidades no Rio Design Leblon e nas Livrarias da Travessa de Ipanema e do Shopping Leblon.
Para celebrar os 25 anos, uma série de jantares especiais com chefs convidados estão acontecendo até o fim do ano. Por lá, já passaram Danilo Parah e Elia Schramm. Nesta terça, 23/7, recebe Ana Carolina Garcia, do Càm O'n Thai Food e, no próximo mês, o convidado será Gonzalo Vidal.
(Fotos: Agenda Carioca)
Zazá Bistrô Tropical
R. Joana Angélica, 40 - Ipanema
Instagram @zazabistro
Reservas : (21) 99530-7173.