Comer & Beber, Destaque

50 Best: Brasil tem 8 restaurantes na lista dos melhores da América Latina

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 29 de novembro de 2023

O Rio sediou o Latin America's 50 Best pela primeira vez e se firma cada vez mais como rota de turismo gastronômico. Além de emplacar por mais um ano dois restaurantes na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, com Lasai e Oteque, que ocupam a 14ª e a 20ª colocação, a cidade sediará novamente a premiação no ano que vem, conforme anunciou o Prefeito Eduardo Paes em pronunciamento antes da cerimônia. O Belmond Copacabana Palace foi palco para os melhores chefs da América Latina celebrarem suas conquistas, em noite que condecorou oito restaurantes brasileiros. A Casa do Porco, de São Paulo, foi o melhor colocado, na 4ª posição. A chef Janaína Rueda ainda faturou o prêmio especial de Melhor Chef Feminina.

LEIA TAMBÉM:
- Suibi: original sem tirar os olhos do passado
- Toto: o bistrô ‘à la bresiliénne’ de Thomas Troisgros

O Manu, restaurante curitibano da chef Manu Buffara, também foi reconhecido com o Prêmio Ética e Sustentabilidade (Flor de Caña Sustainable Restaurant Award), e foi o primeiro brasileiro a aparecer na lista, na posição 35.

O prêmio de melhor restaurante da América Latina ficou com o peruano Maido, que voltou ao topo da lista após quatro anos. El Chato, da Colômbia; e Don Julio, da Argentina, completam o top 3. Buenos Aires, aliás, domina a lista ao lado de Lima. As capitais da Argentina e do Peru emplacaram oito  representantes cada. Em seguida, vem São Paulo e Cidade do México, com cinco restaurantes . 

Além de A Casa do Porco, São Paulo emplacou Metzi (18), Nelita (21), Evvai (22) e Maní (34).

Vale mencionar que o Central, do Peru, é o atual detentor de melhor restaurante do mundo (The World’s Best Restaurants 2023) e, por isso, não pode receber votos para a edição latino-americana. O restaurante comandado pelos chefs Virgilio Martínez e Pía León é o primeiro da região a figurar no hall da fama Best of the Best.

A cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 contou com o anúncio de mais seis prêmios.  O Gin Mare Art of Hospitality Award foi concedido ao Pangea (29), em Monterrey, onde o chef  Guillermo González Beristáin promove uma fusão de técnicas francesas com produtos do nordeste do  México.  

Maribel Aldaco, chef do Fauna (5), no Valle de Guadalupe, recebeu o prêmio Latin America's Best  Pastry Chef. Maribel reimagina sobremesas clássicas, como  churros e tortas, combinando técnicas de classe mundial com ingredientes locais. O Fauna, liderado  por Maribel e seu marido David Castro Hussong, escalou o ranking rapidamente e se tornou The Best  Restaurant in Mexico 2023, após receber diversos prêmios, incluindo One To Watch Award 2020 e Highest New Entry 2022. 

O prêmio de melhor sommelier foi para Florencia Reydo  Maido, que faz uma promoção primorosa de vinhos peruanos em sua carta, com rótulos que não costumam receber a atenção merecida. O Cantina del Tigre, na Cidade do Panamá, foi premiado como Highest NewEntry Award. O Quintonil, na Cidade do México, é o vencedor do Highest Climber Award 2023. Com uma visão contemporânea da gastronomia panamenha, Mario Castrellón, do Maito (6),  Cidade do Panamá, foi o mais votado pelos chefs e venceu o Estrella Damm Chefs' Choice Award. 

Confira a lista completa dos vencedores:

1- Maido - Lima 

2 - El Chato - Bogotá 

3 - Don Julio - Buenos Aires 

4 - A Casa do Porco - São Paulo 

5 - Fauna - Valle de Guadalupe 

6 - Maito - Cidade do Panamá 

7- Kjolle - Lima 

8 - Leo - Bogotá 

9 - Boragó - Santiago 

10- Mayta - Lima 

11- Nuema - Quito 

12 - Quintonil - Cidade do México 

13 - Mérito - Lima 

14 - Lasai - Rio de Janeiro 

15 - Pujol - Cidade do México 

16 - Celele - Cartagena 

17 - El Preferido de Palermo - Buenos Aires 

18 -Metzi - São Paulo 

19 - Villa Torél - Ensenada

20 - Oteque - Rio de Janeiro

21 - Nelita - São Paulo

22 - Evvai - São Paulo

23 - Gustu - La Paz 

24 - Sublime - Cidade da Guatemala

25 - Cantina del Tigre - Cidade do Panama

26 - Gran Dabbang - Buenos Aires

27 - X.O. - Medellín

28 - Arca - Tulum 

29 - Pangea - Monterrey

30 - Julia - Buenos Aires

31 - Sud 777 - Cidade do México

32 - Mishiguene - Buenos Aires

33 - Osso - Lima 

34 - Maní - São Paulo

35 - Manu - Curitiba 

36 - Rosetta - Cidade do México

37 - Alcalde - Guadalajara

38 - Alo's - Buenos Aires

39 - Mil - Moray 

40 - Le Chique - Cancún 

41 - Crizia - Buenos Aires

42 - La Mar - Lima 

43 - Niño Gordo - Buenos Aires

44 - Humo Negro - Bogotá 

45 - Parador La Huella - José Ignacio

46 - Rafael - Lima 

47- Sikwa - San José 

48 - La Docena (Polanco) - Cidade do México

49- Mercado 24 - Cidade da Guatemala

50- Cosme - Lima 

O processo de votação  

A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por mais de 300 membros da região,  todos selecionados em razão de sua opinião especializada sobre o panorama  gastronômico da América Latina. Os votos da Academy definem a lista Latin America’s 50 Best  Restaurants, que serve como “barômetro” do sabor na região. A Academy é dividida em cinco regiões:  México, Brasil, América Central e América do Sul, dividida em duas partes, Norte e Sul. Os votantes em  cada região são jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restauranteurs gourmets com grandes  experiências de viagem. Em 2023, cada membro foi responsável por dez votos, de acordo com as suas melhores experiências culinárias vividas nos 18 meses anteriores. Ao menos quatro desses votos  devem mencionar restaurantes fora de seu país de origem (os membros da Academy que não puderam viajar internacionalmente apresentam somente os seis votos em restaurantes do seu países  de origem).

veja também

by mg studio