Comer & Beber, Viagem

Casa Paratiana traz a verdadeira comida afetiva em meio ao verde de Paraty

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 27 de julho de 2024

Ana Bueno não para. Celebrando 30 anos do clássico restaurante Banana da Terra, no comando do Café Paraty, do Instituto Paratiano e de inúmeros projetos na cidade da Costa Verde, ela abriu esse ano a Casa Paratiana, colada no Alambique Paratiana, que por sua vez é comandado pelo seu marido, Casé Miranda, com o seu irmão.

LEIA TAMBÉM:
- Banana da Terra celebra 20 anos com circuito gastronômico em Paraty

- O que fazer em Paraty: oásis cultural e histórico na Costa Verde

O novo restaurante é o que verdadeiramente se pode chamar de comida afetiva. A decoração lembra a casa que muitos de nós frequentávamos na infância, com utensílios e uma alma de "casa de vó" que talvez nem as casas dos nossos avós representasse tanto esse espírito. O cardápio segue a mesma linha, com opções como frango com quiabo, carne assada com espaguete, mexidão, bolinho caipira de São José, e outros pratos que nos levam de volta a um tempo simples, feliz e sem boletos pra pagar. Tudo farto e cheio de sabor. Soma-se a isso o "quintal" da casa, uma área verde com cachoeira aberta para banhos ao redor do empreendimento.

Casa Paratiana: memórias afetivas na gastronomia e decoração (Fotos: Divulgação)

Além do Alambique Paratiano, aberto à visitação e anexo à Casa Paratiana, ali perto também se encontra a Fazenda Bananal, que recebe visitantes para uma imersão na Mata Atlântica, cultura, história e sabores de Paraty. Com trilhas pedagógicas, aulas de agrofloresta e visitas guiadas ao casarão histórico, a Fazenda Bananal conta ainda com exposições temporárias e programação cultural diversa.

veja também

by mg studio