Arte & Cultura, Programe-se
‘Cine Educação’ debate o ensino brasileiro além das salas de aula
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 5 de novembro de 2018

Que tal misturar cinema com educação? O Sinpro-Rio, sindicato dos professores em escolas particulares, promove esta semana o Cine Educação, que rola de 8 a 10 de novembro. São produções de curta, média e longa metragem sobre os temas Juventude e Educação, Escola e Democracia e Educação e Diversidade. Todas as sessões são gratuitas e, após cada uma, serão realizados debates com especialistas na área. Entre os filmes, estão o documentário Lute como uma menina, sobre as estudantes de São Paulo que se organizaram para impedir o fechamento de centenas de salas de aulas do estado; Meu Amigo Nietzsche, um curta com uma visão sarcástica do analfabetismo funcional; e o premiado curta de animação americano In a Heartbeat, sobre a paixão de dois meninos.
A abertura da mostra acontece no cinema do Museu da República nesta quinta, dia 8, às 18h, com sessão de dois curtas – Conselho e Meu Amigo Nietzsche – e um média-metragem – Educação.
No dia 9, também no Museu da República, serão duas sessões: a primeira às 12h com dois curtas – In a Heartbeat e Meninos de Palavra – e um longa – Lute como uma Menina. Às 18h, a sala de cinema é ocupada com dois curtas e um média: Lendas, Ocupar Educa e A escola toma partido.
No dia 10, a mostra acontece na sede Campo Grande, com uma grande sessão com quatro curtas e um média: Lendas, In a heartbeat, Conselho, Ocupar Educa e Agali Awamu.