Arte & Cultura, Destaque
Confira as principais estreias no teatro em julho
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 2 de julho de 2024
Julho chega com a agenda repleta de estreias nos palcos cariocas. Confira algumas peças e programe-se:
Doidas e Santas
Cissa Guimarães volta aos palcos com a temporada comemorativa da comédia vista por mais de 500 mil pessoas aqui e fora do país. "Doidas e Santas" é uma comédia romântica inspirada no livro de Martha Medeiros, com direção de Ernesto Piccolo, e que conta a história de Beatriz, uma psicanalista casada com Orlando (Giuseppe Oristanio), um homem machista e turrão. Beatriz está em busca de autoconhecimento e empoderamento e, com muita leveza, vai trazendo à tona diversos aspectos e dilemas da mulher moderna. De 5 de julho a 4 de agosto no Teatro Prio, no Jockey Club. Sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h.
LEIA TAMBÉM:
- Armazém da Utopia terá teatro com arquibancada retrátil e novas áreas
O Recém-nascido
Vencedora do prêmio Prio do Humor de melhor texto, a peça marca o retorno de Pedro Cardoso aos palcos do Rio. O monólogo traz o ressentimento com o mundo de um homem que se lembra de detalhes do seu nascimento e, por isso, se sente exilado do mundo. Em cartaz às segundas e terças às 20h no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea.
Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo
Stand-up de única apresentação na quinta-feira, 4 de julho, no Teatro Miguel Falabella, com o ator Carlos Simões. A comédia que já foi assistida por mais de 3 milhões de espectadores ao longo de 15 anos explora a importância das relações e do casamento nos dias atuais. O espetáculo é conhecido por formar casais na plateia, tornando a experiência ainda mais envolvente e divertida.
A Tropa
Comemorando 60 anos de carreira, Otávio Augusto volta aos palcos no papel de um pai doente que recebe a visita de seus quatros filhos no hospital. O que seria apenas um encontro familiar se revela um acerto de contas, permeado de humor e revelações, tendo como pano de fundo os últimos 50 anos de história brasileira. O elenco tem ainda Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa, com direção de César Augusto e texto de Gustavo Pinheiro. De 4 de julho a 31 de outubro às quintas-feiras às 20h no Teatro dos 4 (Shopping da Gávea). Ingressos pelo Sympla.
King Kong Fran
Numa fusão das linguagens de circo e teatro, o solo protagonizado pela personagem-título Fran, criação da atriz e palhaça Rafaela Azevedo, retorna aos palcos dia 5 de julho no Espaço EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico. O espetáculo convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade numa divertida fusão das linguagens de circo e teatro. De 5 de julho a 4 de agosto; sexta e sábado às 20h; domingo às 19h.
A Visita
Em sua dramaturgia de estreia, Aline Klein apresenta ao público uma mulher solitária em seu minúsculo apartamento e nos faz refletir sobre o adoecimento psíquico coletivo e o avanço de movimentos ultraconservadores. De 1 de julho e 6 de agosto, com apresentações às segundas e terças-feiras, às 19h, no Teatro Firjan SESI Centro.
Hairspray
contece a partir do dia 04 de julho, quinta-feira, no Teatro Riachuelo, em curtíssima temporada, até 18 de agosto. A história se passa na década de 1960 em Baltimore, Estados Unidos, e segue a história de Tracy Turnblad, uma jovem otimista e cheia de energia que enfrenta diversos preconceitos para realizar o sonho de dançar num programa de TV local. Dirigido e idealizado por Antonia Prado, Tiago Abravanel e Tinno Zani e com direção musical de Rafael Villa. Além de Abravanel, que viverá Edna Turnblad, mãe da personagem principal, o elenco reúne os atores Aline Cunha, Emmy Oliveira, Giovana Zotti, Ivan Parente, entre outros. Quintas e sextas às 20h; sábados às 16h e 20h; e domingos às 15h e 19h. Ingressos pelo Sympla.
Leão Rosário
Inspirado em Rei Lear, de Shakespeare, e em Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo é uma trama ambientada na costa atlântica da África e fala sobre o tempo, a morte, a velhice, o engano e a razão. Dramaturgia e atuação: Adyr Assumpção, Direção: Eduardo Moreira, Direção Musical: Ernani Maletta. De 3 a 28 de julho, quartas a sábados às 19h e domingos às 18h, no Teatro III do CCBB.
Três mulheres altas
Clássico de Edward Albee, que rendeu o Prêmio Pulitzer ao autor americano, a peça retorna ao Rio na montagem de Fernando Philbert com Suely Franco, Deborah Evelyn e Fernanda Nobre no elenco. A comédia reflete sobre a passagem do tempo através do acerto de contas entre três gerações. Em cena, as atrizes interpretam três mulheres, batizadas pelo autor apenas pelas letras A, B e C. A mais velha (Suely Franco), que já passou dos 90, está doente e embaralha memórias e acontecimentos, enquanto repassa a sua vida para a personagem B (Deborah Evelyn), apresentada como uma espécie de cuidadora ou dama de companhia. A mais jovem, C (Fernanda Nobre), é uma advogada responsável por administrar os bens e recursos da idosa, que não consegue mais lidar com as questões financeiras e burocráticas. De 4 de julho a 29 de setembro no Teatro Copacabana Palace. Quintas, sextas e sábados às 19h30, e domingos às 17h. Ingressos no Sympla.
A Lista
A Lista
Lilia Cabral e a filha Giulia Bertolli voltam ao Rio para curta temporada do sucesso visto por mais de 50 mil espectadores. Por força das circunstâncias, uma aposentada de Copacabana se vê obrigada a estabelecer contato com uma vizinha, a jovem Amanda. O encontro das duas detona um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. Com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva, A Lista fica em cartaz de 5 a 28 de julho, no Teatro Adolpho Bloch, de sexta a sábado às 20h e domingos às 18h.
Duetos, A Comédia
O texto do inglês Peter Quilter ganha montagem brasileira dirigida por Ernesto Piccolo. Patricya Travassos e Eduardo Moscovis interpretam quatro histórias independentes que colocam luz sobre os relacionamentos contemporâneos. Em cartaz no Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea) de 5 de julho a 4 de agosto. Sextas e sábados às 20h e domingo às 19h. Ingressos pelo Sympla.
Latitudes dos Cavalos
Dirigida por Gabriel Flores e estrelada por ele e Danilo Maia, a peça retorna aos palcos cariocas na Cidade das Artes para uma breve temporada nos dias 6, 7, 13 e 14 de julho. A trama narra os conflitos amorosos de dois homens: um tentando encerrar um relacionamento falido e o outro lutando para reconquistar o amor de sua vida. Em um encontro inusitado, eles decidem ajudar um ao outro, interpretando as respectivas mulheres na tentativa de ensaiar suas abordagens. À medida que a relação entre eles se desenvolve, ensaios e memórias do passado se entrelaçam, desafiando suas certezas e explorando futuros possíveis, enquanto aspectos fundamentais da masculinidade são expostos em cena. Ingressos pelo Sympla.
O Porteiro – A Comédia
Vencedor do prêmio FITA e indicado ao Prêmio do Humor idealizado por Fábio Porchat, a comédia, com o ator Alexandre Lino, faz quatro apresentações no Teatro Firjan SESI Jacarepaguá de 6 a 14 de julho, aos sábados 19h e, domingos 17h. Diante do não comparecimento do síndico a uma reunião de condomínio onde Waldisney trabalha, o porteiro assume o controle da situação onde o público são os moradores, transformando o espetáculo em uma experiência interativa. O espetáculo, como prática desde a sua estreia, tem gratuidade exclusiva para os porteiros que comprovarem que são profissionais da área.
Grande Dionisíaca Experiência
Com idealização e direção de Jopa Moraes e atuação de Vitor Schei, o espetáculo disruptivo e imersivo com mais de 5 horas de duração invade as madrugadas da Fundição Progresso a partir do dia 7 de julho. No lugar de poltronas dispostas em uma plateia, cadeiras espalhadas pelo palco; em vez de um elenco capacitado e com o texto decorado, o público é convocado à cena com folhas de papel na mão. Um ator se junta com um público de até 50 pessoas para tentar reviver a experiência do teatro em seu surgimento e apogeu, na Grécia antiga, trazendo trechos de textos de Aristófanes, Sapho, Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Ágaton e Platão. Começando despojadamente, quase como um ensaio, utilizando somente a luz de serviço do espaço, e progredindo para uma experiência completa, com figurinos, microfones e efeitos de luz, “Grande Dionisíaca Experiência” vai gradativamente se transformando em um espetáculo teatral total. Temporada nos dias 7, 10, 14 19 e 20 de julho, às 23h30, no Espaço Armazém, da Fundição Progresso.
Baby – você precisa saber de mim
Com texto e atuação de Rafael Primot, direção de Rafael Primot e Rodrigo Frampton e participação em off de Marjorie Estiano, o monólogo acompanha a relação entre dois irmãos diante da proximidade da morte da mãe. Estreia dia 13 de julho no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea. Sábados e domingos às 20h. Venda de ingressos: www.divertix.com.br.
O Figurante
Mateus Solano estreia seu primeiro monólogo, cuja história acompanha o dia a dia de um figurante, jogando luz sobre todos os invisibilizados da sociedade, que nem sempre se percebem apagados dentro de um coletivo, seja ele profissional ou pessoal. A direção é de Miguel Thiré, parceiro de Mateus Solano no sucesso “Selfie”. Estreia 19 de julho no Teatro Fashion Mall. Sexta às 20h, sábado às 19h e domingo às 18h. Ingressos pelo Sympla.