Arte & Cultura, Destaque, Programe-se
Festival Varilux de Cinema Francês transforma praça de Ipanema em cinema a céu aberto
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 29 de outubro de 2024
A Praça Nossa Senhora da Paz vai virar um cinema a céu aberto. Como já é de praxe, a 15º edição do Festival Varilux de Cinema Francês vai levar clássicos e novos filmes para uma área ao ar livre que, pela primeira vez, acontece em uma praça. Os espectadores terão à disposição um espaço com capacidade de 200 lugares, com cadeiras e espreguiçadeiras. Entre os filmes que serão exibidos, estão o clássico com Alain Delon, "O sol por testemunha"; e "A Favorita do rei", longa com Johnny Depp que abriu o Festival de Cannes em 2023. Confira a programação:
Dia 7, às 19h - O Sol por Testemunha
Dia 8, às 19h - A Favorita do Rei
Dia 9, às 18h30 - Selvagens, e 20h, A Fanfarra
Dia 10, às 19h - Mega Cena
LEIA TAMBÉM:
- Diretora do Festival Varilux de Cinema Francês analisa a concorrência do streaming
Além das sessões na praça, o festival conta com palestras gratuitas para quem quer se aprofundar no cinema francês. No dia 7, Jean-Michel Frodon, jornalista e crítico de cinema que já foi responsável pelas páginas de cinema do jornal Le Monde e diretor da famosa revista Les Cahiers du Cinéma, participa da palestra “As Herdeiras da Nouvelle Vague - O Cinema Feminino na França”, às 19h, na Aliança Francesa de Botafogo. Ele estará ao lado de Gabriela Carneiro da Cunha, ativista ambiental e sócia da Aruac Filmes, produtora independente de cinema. No encontro, eles discutem a história do cinema feito por mulheres na França, desde Alice Guy no fim do século XIX, passando pelo movimento da Nouvelle Vague até os dias de hoje.
No dia seguinte, 8, Frodon ministra a palestra sobre crítica de cinema de 10h30m às 17h30m, na Bibliomaison, no Consulado Geral da França, no Centro do Rio. A palestra será dividida em três sessões: das 10h30 às 12h30, o tema abordado será "As evoluções recentes do cinema, a globalização, o digital"; das 14h às 15h30, "História da crítica. Desafios das novas tecnologias"; e das 16h às 17h30, "A crítica no Brasil / Qual é o papel que a crítica pode assumir hoje?".
O Festival Varilux de Cinema Francês acontece entre 7 e 20 de novembro em cinemas de todo o Brasil, com a exibição de 19 produções inéditas e recentes, além de clássicos. A programação contempla filmes apresentados nos principais festivais internacionais, como Cannes e Veneza. Entre os destaques, estão "A Fanfarra", Prêmio do Público do Festival de San Sebastian; e o "O Segundo Ato", filme dirigido por Quentin Dupieux que abriu o Festival de Cannes desse ano e traz uma abordagem instigante sobre inteligência artificial. Nesta edição, o grande homenageado será o ator Alain Delon, ícone do cinema francês, que morreu em agosto deste ano. Algumas projeções serão seguidas de encontros com artistas convidados, e você confere a programação completa aqui.