Comer & Beber, Destaque
Guia Michelin põe 21 restaurantes brasileiros na rota dos estrelados
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 21 de maio de 2024
Em cerimônia realizada no Belmond Copacabana Palace nessa segunda-feira (20), o Guia Michelin retornou ao Brasil após quatro anos e anunciou os melhores restaurantes do Rio e de São Paulo. Ao todo, 21 estabelecimentos ganharam estrelas, sete a mais que a última edição, de 2020.
LEIA TAMBÉM:
- Conheça a história e entenda a classificação de estrelas do Guia Michelin
Seis casas foram premiadas com duas estrelas, sendo três novidades: Lasai (RJ), Evvai (SP) e Tuju (SP). Oro (RJ), Oteque (RJ) e D.O.M. (SP) mantiveram a dupla estrela.
15 restaurantes foram agraciados com uma estrela, sendo que oito já contavam na lista. No Rio, a novidade ficou por conta do San Omakase Room. Mee e Cipriani mantiveram suas estrelas. Os outros estrelados são de SP: Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kazuo, Kinoshita, Kuro, Maní, Mee, Murakami, Oizumi Sushi, Picchi e Tangará Jean-Georges. A quantidade de casas especializadas em culinária japonesa chamou atenção.
Duas estrelas Michelin:
⭐⭐ Lasai, Rio de Janeiro
⭐⭐ Oro, Rio de Janeiro
⭐⭐ Oteque, Rio de Janeiro
⭐⭐ Evvai, São Paulo
⭐⭐ Tuju, São Paulo
⭐⭐ D.O.M., São Paulo
Uma estrela Michelin:
⭐ San Omakase Room, Rio de Janeiro
⭐ Cipriani, Rio de Janeiro
⭐ Mee, Rio de Janeiro
⭐ Fame Osteria, São Paulo
⭐ Kazuo, São Paulo
⭐ Kuro, São Paulo
⭐ Murakami, São Paulo
⭐ Oizumi Sushi, São Paulo
⭐ Tangará Jean-Georges, São Paulo
⭐ Kinoshita, São Paulo
⭐ Maní, São Paulo
⭐ Picchi, São Paulo
⭐ Kan Suke, São Paulo
⭐ Jun Sakamoto, São Paulo
⭐ Huto, São Paulo
Além das cobiçadas estrelas, o Guia Michelin traz outras premiações, que juntas formam uma lista com 140 restaurantes recomendados na rota Rio-SP. Desses, 60 foram recém-incorporados. E uma das listas para ficar de olho é a Bib Gourmand, que aponta restaurantes com ótima qualidade de comida e preços razoáveis. O famoso bom e (quase) barato. No total, são 37 participantes, sendo 12 novidades.
Anote as casas Bib Gourmand (indicadas pelo rosto do carismático mascote da Michelin, o Bib) no Rio para colocar na sua rota gastronômica:
- Brota (@brota.restaurante | novidade 2024)
- Sult (@sult.restaurante | novidade 2024)
- Artigiano (@artigianoristorante)
- Didier (@didier_restaurante)
- Maria e o Boi (@mariaeoboi)
- Miam Miam (@restaurantemiammiam)
- Pici Trattoria (@picitrattoria)
A edição brasileira contou ainda com novos prêmios, como o de Melhor Sommelier, que ficou com Maíra Freire, do Lasai; o de Abertura do Ano, que foi para o Tuju (SP), que também abocanhou duas estrelas; e o Estrela Verde, que homenageia locais que combinam a excelência culinária com compromissos ecológicos (A Casa do Porco, Corrutela e Tuju, os três paulistanos).
E, por fim, há a lista de recomendados. Este ano, 38 restaurantes foram adicionados à seleção, sendo 15 no Rio, e se unem aos 44 estabelecimentos que os inspetores Michelin continuam recomendando. Entre eles, estão o Haru, o Henriqueta, Lilia, Tiara, Térèze, Chez Claude, Mesa do Lado, Aconchego Carioca, Nosso, Clan BBQ, Rudä e muitos outros.
Para acessar a lista completa, clique aqui.