Comer & Beber, Destaque, Novas Bossas, Viagem

#AgendaViaja: Conheça o Florestal, novo restaurante da chef Bruna Martins em BH

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 30 de agosto de 2022

Um fim de semana em Belo Horizonte pede o que a cidade tem de melhor: comida e bebida de muita qualidade. E, recentemente, fomos levar o "S" chiado pra capital mineira e fazer um guia para os cariocas que desejam aproveitar uns por lá.

Entre os destaques, está o Florestal, novo restaurante da chef Bruna Martins, com um menu bem diferente do que encontramos pelo Rio. A chef, que ficou famosa nacionalmente por sua participação no reality-show "Mestre do Sabor", conquistou BH com o Birosca S2, restaurante localizado no bairro Santa Tereza e focado em culinária afetiva mineira.

Agora, em 2022, ela abriu o Florestal, que traz os vegetais como protagonistas e as carnes, quando aparecem, como meras coadjuvantes.

A imersão na experiência quase botânica começa pelo ambiente, um salão amplo com muito verde de frente para uma praça, luz natural, móveis de jardins e vitrais que remetem a uma estufa. A louça é de barro e as taças, de vidro reciclado.

No cardápio, o foco em produtos de pequenos produtores rurais e de cultivo agroflorestal. E, apesar de as estrelas serem os vegetais, não se trata de um restaurante vegetariano. Agrada a todos os fãs da boa culinária, com uma cozinha criativa e fora do lugar-comum.

Em nossa visita, provamos uma série de entradas, que vão desde conservas dispostas em um balcão – no estilo Adega Pérola – a pratos mais elaborados que são quase uma refeição principal. O happy hour pede belisquetes como o vinagrete de polvo e a escabeche de sardinha fresca, tudo bem harmonizado com cervejas artesanais mineiras ou com os vinhos naturais da Gira, bar de vinhos da chef Bruna Martins localizado no Mercado Novo.

Florestal: louças de barro, vinhos naturais e comidas para compartilhar (Crédito: Victor Schwaner)

Outro destaque imperdível para a entrada é a couve-flor empanada e lambuzada em um molho levemente doce, que não decepciona nem o mais ferrenho fã de fast-food. Também provamos o charuto de kimchi, receita clássica coreana de acelga condimentada; a sopa de wantan de coração de bananeira; as croquetas de cogumelos; e o jiló espalmado com tahine.

Para quem quiser a refeição completa, vale lembrar que os pratos são para compartilhar. Entre eles, opções vegetarianas, como o Primavera Árabe (húmus de cenoura, pão, quibe de berinjela, batata frita, coalhada da casa, com pegada árabe) a sabores mais regionais como o baião de dois, farofa de jiló, banana dourada, ovinho frito, com a possibilidade de acrescentar linguiça caipira.

Florestal 
Avenida Assis Chateaubriand, 176 – Floresta – Belo Horizonte 
Horário: quarta a sexta-feira das 18h às 23h ; Sábado das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 18h.
Instagram: @florestal.bh  

veja também

by mg studio