Comer & Beber, Destaque, Novas Bossas, Viagem
#AgendaViaja: Conheça o Florestal, novo restaurante da chef Bruna Martins em BH
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 30 de agosto de 2022
Um fim de semana em Belo Horizonte pede o que a cidade tem de melhor: comida e bebida de muita qualidade. E, recentemente, fomos levar o "S" chiado pra capital mineira e fazer um guia para os cariocas que desejam aproveitar uns por lá.
Entre os destaques, está o Florestal, novo restaurante da chef Bruna Martins, com um menu bem diferente do que encontramos pelo Rio. A chef, que ficou famosa nacionalmente por sua participação no reality-show "Mestre do Sabor", conquistou BH com o Birosca S2, restaurante localizado no bairro Santa Tereza e focado em culinária afetiva mineira.
Agora, em 2022, ela abriu o Florestal, que traz os vegetais como protagonistas e as carnes, quando aparecem, como meras coadjuvantes.
A imersão na experiência quase botânica começa pelo ambiente, um salão amplo com muito verde de frente para uma praça, luz natural, móveis de jardins e vitrais que remetem a uma estufa. A louça é de barro e as taças, de vidro reciclado.
No cardápio, o foco em produtos de pequenos produtores rurais e de cultivo agroflorestal. E, apesar de as estrelas serem os vegetais, não se trata de um restaurante vegetariano. Agrada a todos os fãs da boa culinária, com uma cozinha criativa e fora do lugar-comum.
Em nossa visita, provamos uma série de entradas, que vão desde conservas dispostas em um balcão – no estilo Adega Pérola – a pratos mais elaborados que são quase uma refeição principal. O happy hour pede belisquetes como o vinagrete de polvo e a escabeche de sardinha fresca, tudo bem harmonizado com cervejas artesanais mineiras ou com os vinhos naturais da Gira, bar de vinhos da chef Bruna Martins localizado no Mercado Novo.
Outro destaque imperdível para a entrada é a couve-flor empanada e lambuzada em um molho levemente doce, que não decepciona nem o mais ferrenho fã de fast-food. Também provamos o charuto de kimchi, receita clássica coreana de acelga condimentada; a sopa de wantan de coração de bananeira; as croquetas de cogumelos; e o jiló espalmado com tahine.
Para quem quiser a refeição completa, vale lembrar que os pratos são para compartilhar. Entre eles, opções vegetarianas, como o Primavera Árabe (húmus de cenoura, pão, quibe de berinjela, batata frita, coalhada da casa, com pegada árabe) a sabores mais regionais como o baião de dois, farofa de jiló, banana dourada, ovinho frito, com a possibilidade de acrescentar linguiça caipira.